Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina (FM) da Universidade Federal de Goiás – UFG (1984), Osvaldo Vilela Fo foi residente de Neurocirurgia no Hospital de Base do Distrito Federal (1985/1988), tendo ocupado o posto de residente-chefe em 1988. Posteriormente, especializou-se na área de Neurocirurgia Funcional e Estereotáxica, tendo sido fellow de várias renomadas instituições, como a University of Toronto, University of Western Ontario, Emory University e Cleveland Clinic. Doutorado (PhD) em Neurocirurgia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) concluído em 2006. Atualmente, é membro do Conselho Deliberativo da Academia Brasileira de Neurocirurgia, patrono da Cadeira Renato Barbosa da Academia Brasileira de Neurocirurgia e membro do Board of Directors (ex-officio) da World Society for Stereotactic and Functional Neurosurgery. Suas principais áreas de atuação clínica e de pesquisa são o tratamento cirúrgico das desordens psiquiátricas, desordens do movimento, epilepsias e dor.
O CLANFER, Centro Latino-Americano de Neurocirurgia Funcional e Estereotáxica, é um Centro de Excelência para o tratamento neurocirúrgico de certas doenças neurológicas e psiquiátricas, como: movimentos anormais (doença de Parkinson, tremores, distonias, síndrome de Tourette), doenças psiquiátricas (depressão, TOC, agressividade imotivada), dor crônica e epilepsias. Foi fundado em 30 de abril de 2012 e tem como Diretor Geral, desde sua fundação, o Prof. Dr. Osvaldo Vilela Fo.
O Instituto de Neurologia de Goiânia, também conhecido como Hospital Neurológico, foi inaugurado em 1975, logo tornando-se um Centro de Referência, no país, para o tratamento de doenças neurológicas e neurocirúrgicas. Extremamente bem equipado, nele são realizados procedimentos da mais alta complexidade nas mais diversas áreas da neurocirurgia: Neurocirurgia Funcional e Estereotáxica, Cirurgia das Epilepsias, Neuromodulação, Neurooncologia (tumores), Neurocirurgia Vascular e Endovascular (aneurismas e malformações vasculares), Neurotrauma, Cirurgia da Coluna e Cirurgia dos Nervos Periféricos, dentre outras. Conta, ainda, com um Corpo Clínico e um Serviço de Emergência de primeira linha.
A Faculdade de Medicina (FM) da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi fundada em 1960, e o seu hospital escola, o Hospital das Clínicas (HC), dois anos após. Passou por grandes mudanças na infraestrutura e na formação do corpo docente, acompanhando o contínuo crescimento da UFG como um todo. Considerada uma das grandes escolas médicas do país, já formou inúmeros profissionais com projeção internacional. Ainda este ano (2020) será inaugurado o “novo” HC, com 20 andares, 600 leitos, inclusos os 78 de UTI, 40 salas cirúrgicas e equipamentos de ponta. O Serviço de Neurocirurgia da FM – HC – UFG tem como Chefe o Prof. Dr. Osvaldo Vilela Fo.