Movimentos involuntários são aqueles realizados sem que a pessoa tenha controle. Os batimentos cardíacos e o movimento dos intestinos, por exemplo, fazem parte do funcionamento normal do corpo, mas existem outros que não são naturais.
É considerada crônica quando: dura mais de três meses; se estende por mais de um mês após a cura da lesão ou problema que a causou; desaparece e surge novamente durante meses ou anos; está associada a uma doença crônica (diabetes, câncer e fibromialgia, por exemplo).
Também conhecidas como transtornos mentais, as doenças psiquiátricas são consideradas uma condição anormal de ordem psíquica, mental ou cognitiva, com causas determinadas ou não e pode afetar a vida pessoal, social e profissional do indivíduo.
São caracterizadas por uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro. Assim, durante alguns segundos ou até minutos, parte do cérebro do paciente não emite os sinais corretos, sinais estes que podem ficar restritos a esse local ou se espalhar para o restante do cérebro.